25/03/2012

Primeiro Encontro dos Profissionais do Reino



Entrevista com Rosiane sobre o GPP


Entrevista realizada com Rosiane Ferreira Souto Chagas, representante nacional da CNP (Comissão Nacional dos Profissionais)









1)"O que é ser um Profissional do Reino?".


O Profissional do Reino é aquele que consegue exercer sua profissão e viver sua vida à luz do Evangelho. É o próprio Espírito Santo que o move para construir a Civilização do Amor, buscando o Reino de Deus e sua justiça, a transformação da sociedade.

Um profissional comprometido com as obras de Deus, em disseminar a Cultura de Pentecostes e observar os princípios e ensinamentos da Santa Igreja Católica, começando pelo seu local de trabalho, evangelizando com a vida e transmitindo Cristo em todas as coisas.

O Profissional do Reino coloca sua vida profissional à serviço da vida.

Ele consegue ser luz no seu local de trabalho, através de seu testemunho, de atitudes concretas e são impulsionados a levar Jesus Cristo para seus colegas de trabalho.

São pessoas íntegras, coerentes, dignas e competentes. Conseguem agradecer a Deus todos os dias pelo seu trabalho, pois enxergam o trabalho como graça e como local de santificação.

Dão o seu melhor e buscam o crescimento na profissão.

O equilíbrio entre todas as áreas de sua vida é fundamental para a sua vida profissional.


2)"Quais os desafios do profissional do reino, nos ambientes de trabalho?"


São muitos desafios vividos pelo Profissional do Reino dentre eles conciliar a fé e a razão, iluminando seus passos e atitudes à luz da palavra de Deus.

Com a presença marcante do relativismo nas estruturas culturais do mundo atual, os valores morais, a ética, cidadania encontram-se por um lado, ameaçados a serem vividos apenas por alguns grupos sociais "privilegiados", como os religiosos, ambientalistas, etc. e por outro lado, despontam como um sinal profético em uma sociedade cada vez mais carente de uma orientação fecunda que gere "vida plena".
Neste sentido, a presença de um Profissional do Reino na sociedade deve despontar como sinal do Reino de Deus "no meio de nós". Sua presença é sinal de profetismo para a civilização, pois com sua trajetória, prática e legado profissional, o trabalho cumpre seu designio divino de ser um instrumento de transformação e santificação do mundo.

Assim, o método por excelência para formação e vivência profética de um Profissional do Reino de Deus é o amor. O amor é o caminho e ao mesmo tempo um grande desafio, pois, se o profissional consegue amar e se entregar ao amor tudo o mais se tornará possível.

A busca do crescimento profissional, o estudo é fundamental. Não se deve se acomodar, mas buscar sempre ser melhor naquilo que faz e ser realizado profissionalmente, fazendo o que gosta. Porém, a virtude do discernimento, prudencia, temperança são extremamente necessárias para não sucumbir nas "armadilhas" do crescimento profissional, pois o materialismo, individualismo, a ganância, dentre outros, tem tirado muitos do Caminho da Salvação, tornando a vida profissional um peso na vida de milhares de irmãos que não se realizam em suas profissões.

O Profissional do Reino não se corrompe e nem pactua com o que venha ser contrário a verdade e ao bem comum.


3)"Qual deve ser a estrutura do GPP?"


A estrutura de um GPP foi se consolidando a partir da prática das comunidades que existem.

As reuniões do GPP, como espaço e tempo de crescimento, são compostas de três momentos:

1- Oração e Espiritualidade Pentecostal: a) Acolhida; b) Oração de Louvor (diversas formas, ex. Louvor individual; "A Boa da Semana" - onde cada membro partilha algo de bom que tenha acontecido durante a semana e todos louvam pela "Boa da Semana" de cada irmão, visando a comunhão através do louvor); c) Efusão no Espírito Santo (lembrando do silêncio orante para emprego dos dons carismáticos)/ d) Anúncio da Palavra de Deus/ e) Envio – avisos e síntese da reunião para vivência durante a semana (final do grupo).

2- Formação integral: Espiritual/ Doutrinária/ Humana (Tentando intercalar cada tipo de formação durante o mês).

3- Partilha: sempre na primeira pessoa (EU)

4- Sugerimos que se o GPP possuir alguma ação social se tenha de 10 a 15 minutos durante as reuniões para se tratar da mesma.

O GPP busca viver 5 pilares:

1- Comunidade acolhedora e fraterna.

2- Espiritualidade Pentecostal

3- Formação integral (espiritual, humana e doutrinária)

4- Diálogo

5- Missão e ação na sociedade



4)"Como deve ser a Semana Ruah dos profissionais?"


Deve ser um momento em que o amor se faça pleno entre os profissionais. Quem vai fazer o Ruah precisa ter a convicção do amor de Deus para levar o amor as outras pessoas. Um momento único de levar Jesus Cristo para os trabalhadores da cidade.
A oração e escuta comunitária para o que, quem, como, onde e quando fazer é fundamental. O próprio Senhor apontará a direção ao seus servos amigos que se colocam humildemente em escuta profética de Sua vontade.
Pedir a Deus uma linguagem específica para os profissionais de modo que os mesmos possam sentir acolhidos diretamente pelo próprio Senhor em toda a experiência do Ruah dos Profissionais. Aqui sugerimos a leitura de alguns documentos da Igreja que tratam específicamente do trabalhador e do trabalho humano. Pois nosso Senhor quer falar ao trabalhador e ao mundo do trabalho através do magistério da Sua Igreja. O Texto Base dos GPP's sugerem alguns referencias bibliográficos para contextualização da atividade missionária da Igreja e dos Profissionais do Reino no mundo do trabalho.

GPP












Atuamos em áreas diferentes, mas temos o mesmo propósito:
Sermos profissionais diferentes em nossos meios de trabalho.
Somos profissionais renovados, pautamos na ética do exercício de nossa profissão, somos profissionais do reino de Deus, imagem e semelhança de Deus.


"Profissional do Reino de Deus, imagem e semelhança de Deus,
Prova de que os sonhos nascem do coração, é preciso muito sangue
para buscá-los. Esses mesmos sonhos nascem do coração de Deus,
do coração de Deus que me chama a ser.
Profissional do Reino de Deus, imagem e semelhança de Deus, imagem
e semelhança de Deus
Profissional amante da verdade, da moral, da ética e justiça. Profissional
amante do saber, sede de implantar a civilização do amor, do amor."

A volta do GOU Nossa Senhora do Rosário


O GOU Nossa Senhora do Rosário, um sonho de AMOR para a UNITRI, veio direto do coração de Deus, como o presente mais precioso para nós... Comunidade destinada àqueles que abraçam esse sonho à cada dia, aos cristãos que anceiam por um mundo melhor, e é claro, aos universitários renovados pelo Espírito Santo, que buscam construir uma sociedade mais humana, que é a mesma coisa que dizer mais de Deus à cada dia...

Este GOU foi fundado em 2004 pela Cristina (tininha), e em 2010 o GOU deixou temporariamente de acontecer, porque as pessoas que estavam a frente do GOU se formaram e embora tenha havido muitas tentativas de manter o GOU, não foi possível.
Mas, na semana Ruah, no dia 15/ 03/2012 o GOU voltou as suas atividades, graças ao SIM da Angélica Caixeta, que assumiu o GOU com muito amor e empenho!!!

E assim, o sonho de construir a civilização do amor na UNITRI continua existindo no período da manhã, com o GOU Nossa Senhora do Rosário.

Local: Bloco D, sala 26
Dia: Toda quinta-feira
Horário: às 10h00


Lembrando que a noite tem o GOU Asas:

Local: sala 131, Bloco C
Dia: Toda quarta-feira
Horário: às 20h35


Segue a partilha da Tininha sobre a história do GOU Nossa Senhora do Rosário:

Meu nome é Cristina sou farmacêutica e, mais conhecida como Tininha no MUR aí de Udia. Desde meus 16 anos sirvo na RCC, em um grupo chamado LUC.Entrei na UNITRI em 2004, e diante dessa faculdade tão grande, perguntei ao Senhor: qual o seu propósito pra mim nessa faculdade?
Já conhecia o MUR, pois prestava vestibular na UFU, e todo semestre o pessoal se reunia antes da prova para fazer um GOU no campus Santa Mônica e rezar pelos vestibulandos. Como não passava, resolvi fazer farmácia na UNITRI e já no 1º semestre fui atrás do GOU na faculdade. Fui informada que era no período da noite, às 18 horas, e eu não podia participar pois tinha aula até 18 e 30.E fiz de novo a pergunta pro Senhor: qual o seu propósito pra mim nessa faculdade?
Foi quando a Sibele, que estudava na UNITRI, foi pregar no LUC (que era o GO que eu sempre servi).Daí conversei com ela, e Deus me deu a resposta: “Tininha, não temos GOU lá durante o dia, mas com sua ajuda podemos montar um....”, foram as palavras da Si.Naquela hora, senti Deus me dando o cajado e falando comigo, VAI...
Daquele dia em diante, comecei ir aos eventos/formações do MUR. Procurei a coordenação, e me falaram que eu precisava ter alguém comigo, que também estudasse na faculdade, pra seguir com o GOU adiante.
Passados uns dois semestres, já conseguia ir ao GOU à noite, mas muitos dos participantes já haviam formado, e o GOU estava escasso.Conversamos entre nós, e decidimos passar o GOU Para o intervalo do almoço, pois a maioria dos participantes eram professores e davam aula durante o dia.
A ideia deu certo umas semanas, mas a agenda deles era bem lotada, e então me vi sozinha de novo.Mas todos os dias rezava o rosário, e pedia a intersessão de N. Sra. Do Rosário, para que a vontade do Sr. Se cumprisse na UNITRI.Alguns amigos meus da RCC começaram a faculdade na UNITRI, e via neles uma possibilidade,mas nenhum quis seguir adiante.
Enquanto isso, os semestres iam passando, e cheguei até me desanimar. Continuava no MUR, mas quando perguntavam: de qual GOU você participa?Eu respondia: do GOU N. Senhora Do Rosário (na época o GOU já tinha nome, pois havíamos dado quando o GOU Magnificat passou para o dia).
Mesmo desanimada, ainda no fundo do meu coração eu sempre pedia alguém pra me ajudar no GOU. Já estava no sétimo período, quando fui pra um encontro na sede da RCC sobre sexualidade e afetividade, quando sentou uma menina do meu lado. A conversa foi meio assim:
Moça tem alguém aqui do seu lado?Ela perguntou, e eu respondi: Não, pode sentar.
E na hora ela começou falar: É que meu ex ta ali na frente, e eu não quero que ele veja que eu to sozinha, terminamos a semana passada, etc.
E nisso ela foi contando a vida. E eu pensei, que menina doida. Isso foi no domingo
Naquela mesma semana, numa quarta feira, estou eu saindo da aula à tarde, quando ouvi alguém gritar: Moça, moça, e eu nem olhava pra trás!Daí a voz gritou: moça do GOU!E eu olhei pra trás!Era a menina “doida” que eu conheci no domingo!
Tomei aquele susto, e ela veio me perguntar horário, dia do GOU, e me disse que o ex dela falou: Luciene, a menina coordenadora do GOU sentou do seu lado e você nem sabia que era ela?Risos....
Daí fui contar pra ela que o GOU tava parado, etc....que estava desanimada com o povo que não queria compromisso.Mas ela disse: EU QUERO E VOU TE AJUDAR!
Na hora pensei: É mais uma que só fala. Combinei com ela de nos reunirmos no fim de semana pra conversarmos na minha casa, e ela foi!Na mesma semana tava a Lu na porta da UNITRI às 06:45 da manhã, distribuindo panfletos para os alunos.Isso porque ela estudava durante o dia e trabalhava até às 01 da manhã.
E assim foi. Não consegui formar no tempo previsto, e com isso o GOU foi crescendo veio o Luiz da odonto, depois a Elaine da nutrição, a Thalita, etc.
Hoje trabalho em São Paulo, sirvo no MUR daqui e tenho o coração muito grato a Deus, pelo GOU ter voltado. Voltou porque o sonho é de DEUS luquinhas. Não desistam, o sonho não é nosso, é de DEUS.Devemos tomar posse disso e levar a obra dele adiante.
A vocês do GOU N. Senhora do Rosário, muita força pra enfrentar as batalhas, e não desistam!!!!O sonho na UNITRI tem que continuar!!!!!
Beijos emocionados da Tininha!
20/03/2012


20/03/2012

MUR Adorando





Dia 15 de Abril de 2012, na Sede da RCC Uberlândia (Rua Antônia Saltão de Almeida, 420, Jardim Finotti) - MUR Adorando... Não Perca...


Importante:

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (§2096), a Adoração ao Santíssimo Sacramento é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).


A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotência do Salvador que nos liberta do mal. É prosternação do Espírito diante do "Rei da glória" e o silêncio respeitoso diante do Deus "sempre maior". A adoração do Deus três vezes santo e sumamente amável nos enche de humildade e dá garantia a nossas súplicas.

Quando estamos em adoração estamos reconhecendo a Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Estar em adoração é despojar-se de si e se entregar a Ele. É se fazer humilde, como os três reis magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. É dizer sempre "Onde está o Rei ... viemos adorá-lo" (Mt 2,2). É assumir ser pecado e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericórdia. É louvar a Deus por todas as graças que Ele derrama em nossa vida: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9).


"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." (Jo 4,23). "Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com um culto de adoração. A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor." (§1418)


Equipe de Intercessão - XVIII Repic Universitário

12/03/2012

Programação da Semana Ruah



Segunda-feira:


Gou Santo Inácio de Loyola- Abordagens Querigmáticas às 12:00 e às 16:30 horas.



Terça-feira:


Gou Santo Inácio de Loyola- Alegra-te no CC às 12:00 horas



GOU Santa Mônica- Abordagens Querigmáticas, às 12h00 em frente ao Restaurante Univesitário e às 17h00 pelo campus.



GOU Dominus- Abordagens Querigmáticas, às 18h00 com música na entrada principal da João Naves e depois vamos subir para o R.U. Caso esteja chovendo vamos ficar no bloco 3Q.


GOU Dominus- Terço às 20h00 e GOU às 20h30 na praça do bloco J



Santa Missa na UFU-campus Santa Mônica



GOU Asas- Panfletagem - UNITRI, às 19h00 até 20h00.



GOU Pastorinhos de Fátima- Abordagens Querigmáticas às 20:40 até 21:00.




Quarta-feira:


GOU Santa Mônica- panfletagem às 06h30 am (encontrar no 3Q)


GOU Santa Mônica- às 12h00 no bloco 3D, sala 202.

GOU Pastorinhos de Fátima- GOU especial, às 20:40 as 21:00 hrs na sala 205, penúltimo andar. Uniube/ campus rondon.


Gou Santo Inácio de Loyola-às 12:20 horas no 4K sala 216 15/03

GOU Imaculado Coração de Maria- GOU, às 20h15 até 20:45H

GOU Asas- Unitri- às 20h35 até 21h00.



Quinta-feira:




GOU Nossa Senhora do Rosário- Abordagens Querigmáticas, às 08h00 até 10h00.

GOU Santa Mônica-Abordagens Querigmáticas, às 11:30 e Terço 12:30.

Gou Santo Inácio de Loyola- Andorinhas às 11:50 no HC 16/03.

GOU Pastorinhos de Fátima- Abordagens Querigmáticas às 20:40 até 21:00.

GOU São Miguel Arcanjo (gou novo)- às 20:30h



Sexta-feira:

Gou Santo Inácio de Loyola- Terço Vivo às 12:00 na praça do 2A




Eu quero mais é deixar o Amor Amar e você???

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." (Mc 16,16)

10/03/2012

O MUR Uberlândia marca presença na 2ª Caminhada da Juventude

O diocese de Uberlândia promoveu deste sábado (10-03) a segunda caminhada da Juventude. A caminhada destina-se a reunir a juventude de Uberlândia para um momento festivo, sem fins lucrativos, e despertar nos jovens o cuidado com a natureza e com a própria saúde do jovem, saúde que é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Além da caminhada os jovens contaram com aferimento de pressão, dosagem de glicemia, cadastro para vagas de emprego, medição do índice de massa corporal (IMC), massoterapia, distribuição de mudas, diversos sorteios de brindes e também várias atrações como a banda do Exército e o Ministério Sacra Luz.


Os universitários do MUR não podiam estar de fora ne? Compareceram como toda disposição pra essa atividade. Foi uma caminhada de 5Km, um percurso longo, mas não capaz de desanimar esses jovens a cantar, louvar, e até rezar um maravilho terço mariano.


Esses jovens aproveitaram também para mostrar toda sua animação para o Encontro Mundial de
Jovens da RCC. Todos muito animados para esse mega evento, que promete muito.

Abaixo seguem alguma fotos do evento. Parabens universitários renovados de Uberlândia,
continuem com esse gás todo.. kkkk


Clique na foto abaixo para ter acesso ao album completo.