25/03/2012

Entrevista com Rosiane sobre o GPP


Entrevista realizada com Rosiane Ferreira Souto Chagas, representante nacional da CNP (Comissão Nacional dos Profissionais)









1)"O que é ser um Profissional do Reino?".


O Profissional do Reino é aquele que consegue exercer sua profissão e viver sua vida à luz do Evangelho. É o próprio Espírito Santo que o move para construir a Civilização do Amor, buscando o Reino de Deus e sua justiça, a transformação da sociedade.

Um profissional comprometido com as obras de Deus, em disseminar a Cultura de Pentecostes e observar os princípios e ensinamentos da Santa Igreja Católica, começando pelo seu local de trabalho, evangelizando com a vida e transmitindo Cristo em todas as coisas.

O Profissional do Reino coloca sua vida profissional à serviço da vida.

Ele consegue ser luz no seu local de trabalho, através de seu testemunho, de atitudes concretas e são impulsionados a levar Jesus Cristo para seus colegas de trabalho.

São pessoas íntegras, coerentes, dignas e competentes. Conseguem agradecer a Deus todos os dias pelo seu trabalho, pois enxergam o trabalho como graça e como local de santificação.

Dão o seu melhor e buscam o crescimento na profissão.

O equilíbrio entre todas as áreas de sua vida é fundamental para a sua vida profissional.


2)"Quais os desafios do profissional do reino, nos ambientes de trabalho?"


São muitos desafios vividos pelo Profissional do Reino dentre eles conciliar a fé e a razão, iluminando seus passos e atitudes à luz da palavra de Deus.

Com a presença marcante do relativismo nas estruturas culturais do mundo atual, os valores morais, a ética, cidadania encontram-se por um lado, ameaçados a serem vividos apenas por alguns grupos sociais "privilegiados", como os religiosos, ambientalistas, etc. e por outro lado, despontam como um sinal profético em uma sociedade cada vez mais carente de uma orientação fecunda que gere "vida plena".
Neste sentido, a presença de um Profissional do Reino na sociedade deve despontar como sinal do Reino de Deus "no meio de nós". Sua presença é sinal de profetismo para a civilização, pois com sua trajetória, prática e legado profissional, o trabalho cumpre seu designio divino de ser um instrumento de transformação e santificação do mundo.

Assim, o método por excelência para formação e vivência profética de um Profissional do Reino de Deus é o amor. O amor é o caminho e ao mesmo tempo um grande desafio, pois, se o profissional consegue amar e se entregar ao amor tudo o mais se tornará possível.

A busca do crescimento profissional, o estudo é fundamental. Não se deve se acomodar, mas buscar sempre ser melhor naquilo que faz e ser realizado profissionalmente, fazendo o que gosta. Porém, a virtude do discernimento, prudencia, temperança são extremamente necessárias para não sucumbir nas "armadilhas" do crescimento profissional, pois o materialismo, individualismo, a ganância, dentre outros, tem tirado muitos do Caminho da Salvação, tornando a vida profissional um peso na vida de milhares de irmãos que não se realizam em suas profissões.

O Profissional do Reino não se corrompe e nem pactua com o que venha ser contrário a verdade e ao bem comum.


3)"Qual deve ser a estrutura do GPP?"


A estrutura de um GPP foi se consolidando a partir da prática das comunidades que existem.

As reuniões do GPP, como espaço e tempo de crescimento, são compostas de três momentos:

1- Oração e Espiritualidade Pentecostal: a) Acolhida; b) Oração de Louvor (diversas formas, ex. Louvor individual; "A Boa da Semana" - onde cada membro partilha algo de bom que tenha acontecido durante a semana e todos louvam pela "Boa da Semana" de cada irmão, visando a comunhão através do louvor); c) Efusão no Espírito Santo (lembrando do silêncio orante para emprego dos dons carismáticos)/ d) Anúncio da Palavra de Deus/ e) Envio – avisos e síntese da reunião para vivência durante a semana (final do grupo).

2- Formação integral: Espiritual/ Doutrinária/ Humana (Tentando intercalar cada tipo de formação durante o mês).

3- Partilha: sempre na primeira pessoa (EU)

4- Sugerimos que se o GPP possuir alguma ação social se tenha de 10 a 15 minutos durante as reuniões para se tratar da mesma.

O GPP busca viver 5 pilares:

1- Comunidade acolhedora e fraterna.

2- Espiritualidade Pentecostal

3- Formação integral (espiritual, humana e doutrinária)

4- Diálogo

5- Missão e ação na sociedade



4)"Como deve ser a Semana Ruah dos profissionais?"


Deve ser um momento em que o amor se faça pleno entre os profissionais. Quem vai fazer o Ruah precisa ter a convicção do amor de Deus para levar o amor as outras pessoas. Um momento único de levar Jesus Cristo para os trabalhadores da cidade.
A oração e escuta comunitária para o que, quem, como, onde e quando fazer é fundamental. O próprio Senhor apontará a direção ao seus servos amigos que se colocam humildemente em escuta profética de Sua vontade.
Pedir a Deus uma linguagem específica para os profissionais de modo que os mesmos possam sentir acolhidos diretamente pelo próprio Senhor em toda a experiência do Ruah dos Profissionais. Aqui sugerimos a leitura de alguns documentos da Igreja que tratam específicamente do trabalhador e do trabalho humano. Pois nosso Senhor quer falar ao trabalhador e ao mundo do trabalho através do magistério da Sua Igreja. O Texto Base dos GPP's sugerem alguns referencias bibliográficos para contextualização da atividade missionária da Igreja e dos Profissionais do Reino no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário