25/01/2012

A Importância do Sinal da Cruz

Você sabia que o sinal da cruz é exorcismo? Sabia que o sinal da cruz concede indulgências a quem o faz?


Ontem conversei com uma senhora muito profunda na fé e descobri muitas riquezas sobre o sinal da cruz. Tal senhora fervorosa, que passou os benefícios da pequena oração aos filhos e netos, partilhava sobre os ensinamentos: “Quando meus filhos eram crianças e morávamos na roça, levantávamos cedo e eu já dizia: meus filhos, façam bem devagar e com muito respeito o sinal da cruz, pois ele já nos absolve dos pecados que trazemos conosco, nos guarda de grandes males e expulsa para longe de nós os espíritos maus”.




A cruz é sinal de salvação, vitória contra o mal, e deve ser amada e reverenciada por nós. Já no antigo testamento aparecem alusões sobre fazer o ‘sinal’ da cruz. No livro de Êxodo, quando Moisés ergue as mãos para os céus e assim seu exercito vence, eu sempre pensava nas mãos como louvor. Descobri que Moisés erguia os braços esticando-os como se formasse uma cruz e a vitória era dada por Deus àquele povo! Também em Ex 7 e Num 21,4-9 quando Moisés manda prender na ponta de uma vara uma serpente de bronze, vendo-a os hebreus ficavam curados de suas feridas, e aí o próprio Jesus comprova a alusão em Jo3,14: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o filho do homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”.


Os primeiros cristãos também faziam o sinal santo e deixaram a nós seu testemunho: “o sinal da cruz é -arma de precisão- contra o Demônio”. Viviam em constantes conflitos por causa da fé e dos ensinamentos de Jesus, e nos perigos maiores sempre recorriam a Deus com o sinal da cruz, que os livrava de males maiores através de tal profunda oração. Se ainda hoje vivemos em constantes conflitos espirituais, porque esquecemos tal oração? Não divulgamos mais o seu valor?




Certa vez, São Francisco rezava e o demônio a todo tempo enviava perturbações para incomodá-lo e retirá-lo do momento de oração. O santo simplesmente abaixou-se e desenhou no chão o sinal da cruz. No mesmo instante, o inimigo saiu daquele lugar, toda perturbação cessou e fez-se um grande silêncio. Quando o santo ergueu-se, ficaram os sinais de seus joelhos prensados na pedra em que estava ajoelhado rezando.


Também no livro “o sinal da cruz” do Monsenhor Gavme, encontramos vários testemunhos dos santos que nos falam sobre o poder do sinal da cruz e como ele deve ser repetido várias vezes ao dia. Segue alguns trechos do livro para que possamos meditar sobre o sinal do cristão e assim trazê-lo como oração, repetindo-o muitas vezes ao longo do dia.

Fazer o sinal da cruz em todos os momentos do dia:

"O Sinal da Cruz é a armadura invencível dos Cristãos. Esta armadura que te não falte ó Soldado de Cristo, nem de dia nem de noite, nem um só instante, seja qual for o lugar em que te aches. Quer durmas, quer vigies, quer trabalhe, quer comas, quer bebas, quer navegues, quer atravesses rios, sempre andarás revestidos desta couraça. Orna e protege teus membros com este Sinal vencedor e nada te poderá fazer mal. Contra as setas do inimigo, não há escudo mais poderoso. A vista deste Sinal, trêmulas e aterradas fugirão as potências infernais." (S.Eph. de Panophia ot de poenitem, apud Gretzer p. 580,581 e 642. - São João Crisóstomo)

Ao sinal da cruz o inimigo corre:

"É com o Credo e com o Sinal da Cruz que é necessário correr o inimigo. Revestido destas armas, o Cristão sem dificuldade triunfará do antigo e soberbo tirano. A Cruz basta para desfazer todas as maquinações do espírito das trevas." (lib. de Symb., c. I. - Santo Agostinho)


O sinal da cruz desmascara as maldades:

"O Sinal da Cruz torna impotentes todos os artifícios da magia, ineficazes todos os encantos e ao abandono todos os ídolos. Por ele é moderado, abatido, extinto o fogo da voluptuosidade mais brutal; e a Alma, curvada para a terra, levanta-se para o Céu. Outrora os demônios enganavam os homens, tomando diferentes formas; postados à beira das fontes e dos rios, nos bosques e nos rochedos, surpreendiam por artificiosos enganos aos insensatos mortais. Mas, depois da vinda do Verbo Divino, basta o Sinal da Cruz para desmascará-los todos. Quer alguém a prova do que digo? Não tem mais que colocar-se no meio dos artifícios dos demônios, das imposturas dos oráculos e os embustes da magia e, feito o Sinal da Cruz, verá como por virtude dele fogem os demônios, calam-se os oráculos e se tornam impotentes todos os encantos e malefícios." (Lib. de Incarnat. Verb. - Santo Atanásio)


(Frases retiradas do livro: O Sinal da Cruz por Monsenhor Gaume, Protonotário Apostólico, livro que de Pio IX mereceu um “Breve” especial, primeira tradução brasileira cuidadosamente calcada sobre a 4ª edição francesa, 1950.)


2 comentários:

  1. Conversa fiada não tem isso na bívblia

    ResponderExcluir
  2. Balela do Diabo postem argumento Bíblico que ensina isso

    ResponderExcluir