20/12/2011

Boas festas!



Amada família MUR,

é com muita alegria que nossos corações se enchem de muito orgulho e amor, pois a promessa do Senhor se cumpriu a cada dia de 2011. Nós pudemos ver nos GOUs e GPP o mover do Espírito Santo tocando mentes e corações, enchendo as nossas vidas com o amor de Deus. Estamos aqui torcendo, rezando, vibrando e sonhando com uma sociedade transformada pela força do Espírito Santo.
Que você tenha um santo e abençoado natal e um ano novo de grandes transformações e colheitas. Tenha certeza de que estamos juntos neste sonho de amor.

Com carinho,

Equipe de comunicação do Ministério Universidades Renovadas -Diocese de Uberlândia.

19/12/2011

O MELHOR PRESENTE NO NATAL!

UHUULLL o Natal está chegando, contagem regressiva: faltam 6 dias!!!


E com o Natal esperamos ganhar vários presentes, esperamos a realização dos nossos sonhos e já projetamos alguns deles pro ano que se iniciará.
Preparamos cada detalhe pra essa data tão especial, a festa com os familiares, arrumar a casa pra receber as visitas, confeccionar e enfeitar a árvore de Natal, arrumar as malas pra viagens, comprar presentes e tudo o mais pra grande ceia! Mas será que não estamos nos esquecemos de nada?!?!




Porque o Natal, não é nada mais nada menos que o dia do Aniversário de Jesus Cristo, recordamos o nascimento do nosso Salvador! SIM, ELE VEM!!!
E por mais que revivamos essa data todo ano, a cada ano Ele renasce em nossos corações. E o grandioso de Deus nessa história toda, é que Ele nos concede 1 ano pra nos preparar pra esse dia.




E como vc preparou seu coração nesse ano de 2011?

Fazemos todos os preparativos citados acima, mas será que fazemos esses mesmos preparativos conosco?

Acompanhem comigo... Se Jesus irá renascer em nossos corações, eles são como casas, como moradas pra recebê-Lo. Então podemos fazer o mesmo que em nossas casas, dar uma faxina geral; jogar fora tudo o que é velho e deixar o espaço pro novo entrar; podemos enfeitar com carinho, esperança, paz e muito AMOR. E, além disso, preparar um lugar especial pro grande presente, que é Jesus Cristo, não há presente algum melhor do que este, não há visita melhor do que esta.
Além de revivermos o nascimento de Cristo, revivemos o sonho de Deus em nossas vidas, o sonho da chegada do Messias pra salvar a Sua criação, salvar entre todas a mais bela: O SER HUMANO.

Lembre-se também nesse dia, daquela que foi peça fundamental, Virgem Maria Santíssima, a nossa Mamis querida, aquela que juntamente com Deus vivenciou esse sonho de Amor para o mundo! Peça que ela traga esse Menino até você, que através da intercessão dela seu coração seja uma manjedoura bem macia e aconchegante!!!

Que dia 25/12/2011 possamos viver intensamente cada segundo deste dia tão especial em nossas, onde podemos mais uma vez construir sonhos, ou até mesmo realizar alguns que planejamos ano passado. E não deixe de dar parabéns pra Jesus ok!!!

E falei que temos 1 ano pra nos preparar, mas às vezes nos perdemos no caminho... Então ainda há tempo!!! Ainda faltam 6 dias, tá esperando o que!??! Coooooooooooooooooooorre...

Desejo a todos um Natal diferente, um Natal Santo, e se buscares isso o resto vem como acréscimo!


12/12/2011

VIGIA ESPERANDO A AURORA

As festividades de final de ano se aproximam (Natal, Ano Novo, e para alguns até o carnaval já está aí!!!!). E como de costume, nós costumamos a fazer um balanço geral do ano que já vai se encerrando: O que consegui? O que fiz de bom? O que fiz de mal? O que deveria ter feito e não fiz?

De tantos questionamentos, podem resultar respostas boas e ruins. E muitas vezes, o olhar para trás gera em nós um sentimento de fracasso, de um ano perdido, de lutas perdidas, de tristeza...

Mas olhem a sabedoria de Deus: qual o tempo temos vivido atualmente na Igreja?


É TEMPO DO ADVENTO! É tempo de vigiar alegremente, esperando a aurora que já vai raiar!



Nesse tempo, somos chamados a não ficar preso àquilo que já se foi, mas sim Àquele que ainda há de vir! Ou seja, não fixemos o nosso olhar no ano que passou, às matérias que não passamos, ao emprego que não chegou, ao casamento que não saiu, ao estágio que não deu certo....



TENHAMOS O NOSSO OLHAR FIXO NAQUELE QUE VEM, E QUE TEM PODER DE MUDAR TODAS AS SITUAÇÕES!

A liturgia de ontem nos fazia esse convite: “Alegrai-vos”.

Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.” (Filipenses 4, 4-7)



Para que o nosso Natal seja frutuoso – no sentido de deixar a graça de Deus acontecer verdadeiramente –, vivamos bem o tempo do Advento: Penitência, Esperança e Alegria! Pois nosso Deus vem!




05/12/2011

Deus, nossa luz!!!

Você já percebeu como o fim da madrugada se parece com o fim da tarde? Parece estranha esta comparação, mas é bem verdade que essas duas ocasiões são bem parecidas, em ambas é possível perceber a mistura entre as cores, o escuro da noite e a pequena presença do sol, ou que ainda não nasceu ou que está partindo.



Mas afinal, onde eu quero chegar com esta comparação?



Ontem mesmo eu estava refletindo sobre isso, olhei o céu, uma maravilha de Deus, no fim da tarde e comecei a pensar na semelhança com o início do dia, antes do sol nascer, mas eu pensava comigo mesma: muitas vezes nós vivemos nossa vida como se estivéssemos no fim da tarde. Vivemos sem esperança de algo novo, apavorados com a certeza da escuridão da noite. Muitos de nós vivemos no fim da tarde e tem medo do escuro, tem medo do rumo que a vida pode tomar, vivem cheios de dúvidas e cheios de questionamentos que não são solucionados.

Só que nossa vida de cristãos não pode ser como a vida de alguém que fica estagnado no fim do dia, à espera da noite e sem expectativas, pelo contrário, nossa vida deve ser uma plena espera do raiar do sol. Nosso sol é Jesus Cristo!

Então, amigos e amigas, gostaria de comparar nossa vida como alguém que acorda de madrugada antes do sol nascer, alguém que levanta cheio de expectativas e que, mesmo em meio à escuridão, sabe que daqui a pouco a luz virá. A nossa luz, Cristo Ressuscitado, dissipa toda treva, desfaz todo medo e soluciona toda dúvida.

Quando nossa vida está depositada no Senhor, as dificuldades são apenas o tempo de espera para colher as graças a nós destinadas. Ao confiar em Deus, podemos esperar com alegria. Esperar com certeza e firmeza, que não há nada que possa nos abalar e que, mesmo estremecidos pelas noites escuras, um lindo sol vai raiar e lindos planos do Senhor vão acontecer.

Existe uma música que fala assim: “Desde o nascer ao por do sol, seja louvado o nome do Senhor Jesus... Esse versinho deve impulsionar nossa vida, deve nos animar, nos incentivar sempre a agradecer a Deus, louvar a Deus por ser nossa luz, nossa força.

Então, como propósito, sempre ao acordar e ver o dia que nos espera, vamos louvar a Deus por estarmos vivos e com tantas certezas de ser surpreendidos por Ele.


Encontro de Afetividade e Sexualidade - Resumo

Nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2011 aconteceu o encontro de Afetividade e Sexualidade realizado pelos ministérios MUR, MJ (Ministério Jovem) e MMA (Ministério de Música e Artes). Esta postagem vem trazer alguns pontos importantes discutidos durante o encontro, se você não teve a oportunidade de participar, dê uma lida e aproveite o máximo, mas se você teve a graça de participar, pode ler e relembrar tudo que foi dito nesse maravilhoso encontro.

Tema do encontro: “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” Gen 1,26




1ª Pregação (Angélica – coordenadora do MUR): Fomos criados para amar
Palavra: Gen 1,26

Nós somos imagem e semelhança de Deus, ou seja, somos o reflexo, retrato que possui a essência de Deus. Se Ele é Amor, então também somos criados para ser Amor. Apenas seremos felizes quando nos realizarmos no Amor. Para isso temos que amar em todas as áreas de nossa vida.
A prática do amor inicia na família. Ela deve ser um ninho de amor, pois a criança até os 5 anos de idade precisa receber 100% de amor, porque daí para frente ela sentirá a necessidade de amar. Dos 20 aos 25 anos alcançamos a maturidade do amor, pois damos mais amor do que queremos receber, ou seja, temos a iniciativa de amar. Para tanto, devemos:

1°) Assumir que somos criados por amor e para amar: Amar é uma decisão que precisamos tomar;
2°) Amar a Deus: viver de acordo com Sua vontade;
3°) Amar a si mesmo;
4°) Amar o irmão com a si mesmo: a afetividade é se doar para o irmão, é amor puro e de maneira santa (namoro santo, amizade santa, família santa etc). No relacionamento amoroso a afetividade é que leva a sexualidade. Essa é a expressão máxima do ser masculino e do ser feminino.

A sexualidade não deve vir antes da afetividade, do contrário nos frustramos.
O amor verdadeiro não precisa de prova, não faz exigências.
A afetividade leva à sexualidade no tempo certo. Isso é viver a santidade.
O namoro é um período de conhecimento, de vivência e troca de amor, até chegar ao casamento.

Desse se formará a família que deve ser ninho de amor. Por isso, devemos assumir nossa condição de pessoas que nasceram para amar. E devemos reafirmar essa decisão todos os dias. Passamos por quedas, dias difíceis, mas é exatamente nesse momento que devemos amar. O mundo tenta o tempo todo apontar nossos defeitos para desistirmos de amar por não nos acharmos dignos. Mas Deus não olha para o nosso passado, mas nos ama como somos.

Música: Imagem e semelhança (Pe. Fábio de Melho)


2ª Pregação (Neucele): Amadurecimento afetivo
Palavra: Luc 2, 52

Crescer é aumentar em estatura, quantidade, número etc, ou seja, crescer é um aumento. Já amadurecer é ficar maduro. Precisamos crescer em estatura, sabedoria e graças, diante de Deus e dos homens, assim como Jesus. Deus nos criou com amor, por amor e para o amor. Assim, fomos criados para amar. Nós só somos Amor quanto atingimos a maturidade afetiva na nossa vida.

O amor tem duas faces ou dimensões: de um lado se tem o amor afetivo e do outro o amor efetivo. O amor afetivo é comunicado através de afetos como um abraço, um beijo, enfim, pelo troque físico. Também, por meio de presentes, acolhimento, olhares afetivos (que transmitem a fé), palavras de amor (muito obrigada, por favor, com licença etc), elogios sinceros, gestos expressivos de amor (dar o primeiro lugar na fila, ceder o lugar para outra pessoa sentar), sinais de compreensão, sinais de apoio, sinais de perdão, lágrimas de emoção positiva de afeto.
O amor efetivo é demonstrado em gestos concretos, que realiza algo concreto em favor daquele que ama. Por exemplo:
• amor efetivo dos pais: dar educação, saúde, alimentação aos filhos;
• amor efetivo dos filhos: estudar com empenho, obediência, ajudar no desempenho das tarefas do lar, ajudar financeiramente em casa.

Não há felicidade plena nessa terra. Mas a nossa realização e felicidade nessa vida acontece a medida que amadurecemos no amor, seja afetivo ou efetivo. Todo ser humano quando nasce traz o potencial de ser amor. O crescimento e amadurecimento ocorrem no decorrer de nossa vida.
O ser humano precisa de tempo para amadurecer.

Chama-se imaturidade afetiva o estágio do amor que não amadureceu.
O ser humano leva de 18, 20 ou 25 anos para ficar maduro se receber muito amor. O amadurecimento humano está atrelado ao amor que recebemos desde que somos gerados no ventre de nossa mãe, sendo que o amor afetivo é o mais importante.

Música: Utopia (Pe. Zezinho)

Se recebermos pouco amor, manifesta-se em nós a fome de amor. Carência afetiva é o raquitismo da alma. E a carência afetiva compromete o amadurecimento afetivo. E ela se manifesta por comportamentos externos, como por exemplo:
• na família: o carente se manifesta como vítima;
• na escola: o aluno carente procura chamar a atenção de todos;
• no namoro: manifesta-se pelo ciúme e a incompreensão, o casal tenta suprir por meio da relação sexual, ou seja, os carentes chegam rápido a relação sexual, com o intuito de suprir a carência afetiva.

Só o amor satisfaz o imaturo e o carente afetivo.

O amor serve para amadurecer afetivamente e, também para curar nossas carências afetivas.
Jesus é o médico das almas que prescreveu a cura da imaturidade e das carências no evangelho de São João 15, 12. Para ser curado deve-se dar amor aos outros. Quanto mais exercitamos a arte de dar amor, mais recebemos amor.

É importante “deixar-se amar.”
Existem duas atitudes para amar:
• Lute por amar sues pais e seus irmãos: faça planos concretos para amar a sua família, peça auxílio ao Espírito Santo para que te mostre os gestos efetivos que pode fazer por seus familiares e persevere;
• Cure-se dos seus relacionamentos dolorosos (terapia do perdão).

Terapia do perdão

Trata-se dos nossos relacionamentos. Essa terapia se dá de duas formas:
• quando for ofendido pelo irmão devemos ir a Jesus para desabafar e pedir que Ele me ajude a perdoar (“Jesus, entre eu e fulano reine a paz”);
• quando eu ofendo o irmão devo ir a ele e pedir perdão, deixando ele desabafar o quanto quiser.



3ª Pregação (Alexandre – coordenador da RCC): Sexualidade humana
Palavra: Gen 4, 24
Gen 3,16

A mulher e o homem foram feitos para estarem juntos, unirem-se. As mulheres são impedidas (empurradas) no desejo sexual pelo marido. O homem e a mulher uniram-se de forma a serem uma só carne por meios do matrimônio.

Querer ir de encontro ao sexo oposto é desejo sexual. Sexualidade é diferente de sexo. Entre os séculos XIX e XX, Foid (pai da psicanálise) faz a distinção entre o sexo e a sexualidade.

Sexo é o ato sexual. Já a sexualidade é a capacidade que se tem de se relacionar com as pessoas, o sentimento que se tem em trono do sexo. Sexo feminino e sexo masculino são como duas partes de uma mesma laranja. A palavra sexo vem do latim “sexus” que quer dizer metade.
É como uma laranja cortada ao meio originando duas partes. Assim, duas metades para se fundir em um devem ser de uma mesma natureza. No entanto, a união das duas metades tem que ser prazerosa.

Além disso, no ato sexual o homem torna-se sócio de Deus para formar uma nova alma que precisa se sentir profundamente Amanda. As duas metades da laranja devem unir-se para formar laranjinhas. Sexo entre o homem e uma mulher é um encaixe perfeito.
A igreja não tem preconceitos com orientações, mas ela tem conceitos quanto ao que é melhor para a humanidade. A sexualidade depende da nossa cultura, do que nós aprendemos, de como foi a relação com nossos pais, as demais pessoas de nossa família e todas as pessoa com quem nos relacionamos.

O cristão católico possui uma sexualidade diferente da de protestantes, espíritas e ateus. Não quer dizer que é a melhor, mas a igreja católica possui uma cultura na qual estamos inseridos e desenvolvemos nossa sexualidade. O ser humano divide-se em três: corpo, alma e espírito. O corpo é a carne. A alma é o que o Senhor nos deu para que vivamos a eternidade. E o espírito é a nossa identidade, nossa consciência, nosso sentimento, nossa mente, nosso coração.
Somos infelizes quando nosso corpo está em desequilíbrio com a alma, porque nosso espírito sobre, ou seja, pesa em nossa consciência.

Não existe sexualidade certa ou errada, mas sim sexualidade saudável. Uma sexualidade mal exercida traz problemas para toda uma vida. O “pegador” é um doente, pois ele é um compulsivo sexual que precisa de tratamento com profissionais e espiritual. Deve-se ter cuidado com quem se partilhar a sexualidade para evitar problemas, pois a pessoa pode não compreender. O ideal é partilhar com uma pessoa que tenha caminhada na fé.

Sensualidade é uma etapa do exercício da sexualidade, pois se trata do chamar a atenção do outro, despertar os sentidos do outro. Mas a sensualidade deve ser exercida com afetividade.
A sexualidade é mal vista porque a sociedade transformou o sexo em produto. O mundo passa a idéia de que você vale o que aparenta ser. Sentimo-nos insatisfeitos com o que somos porque o mundo nos passa conceitos do que é ideal (cabelo, corpo, rosto, forma de namorar etc).
O homem não deve ser conquistador e sim cortejador da sua namorada ou esposa. E a mulher deve encantar o homem com seu ordenamento interior. Assim, devemos procurar a pessoa que tem o ordenamento interior que nos satisfaz. E devemos saber se queremos algo eterno ou momentâneo.



4ª Pregação (Glauber – coordenador do MJ): Sexualidade no plano de Deus

Saímos de Deus propensos a amar e ser amor. A sexualidade não abrange somente o corpo, mas também a nossa alma. A mulher possui uma alma feminina e o homem possui uma alma masculina.

A nossa sexualidade está orientada para o nosso afeto.
A nossa sexualidade serve para a nossa capacidade de amar.
A nossa sexualidade, também, abrange a nossa capacidade de procriar.

Deus criou o homem e a mulher de forma que nenhum seja superior ao outro para que se completem ao se unirem em casamento para a formação de uma família. A nossa sexualidade está orientada para criar laços de respeito (família, amizade, namoro). Existe uma complementaridade moral e espiritual entre homens e mulheres.

Deus nos cama a castidade. Castidade não é simplesmente abster-se do ato sexual, mas é viver o plano de Deus na nossa vida, ou seja, no estágio de vida em que se está (solteiro, namorando, noivo, casado, irmão consagrado etc). Assim, somos castros porque queremos agradar a Deus (viver o amor divino). Conclui-se que a castidade é viver a sexualidade de forma saudável.
A castidade é uma opção pessoal, pois é um dom de Deus que deve ser pedido por aquele que a quer viver. Assim, não conseguimos viver a castidade por nossas próprias forças, mas deve ser pedida ao Espírito Santo em forma de dom.

Testemunho de um casal que viveu o namoro santo que se tornou um casamento (Andressa e André)

A castidade vale o quanto nos custa, se custa muito é porque nos vale muito ou se custa pouco é porque nos vale pouco. A castidade requer a parte humana e sobrenatural. De forma sobrenatural podemos pedir esse dom a Deus, ter obediência aos mandamentos de Deus, fugir das tentações, consagrar a virgem Maria etc.

Naturalmente, devemos:
• aceitar a castidade;
• higiene mental;
• higiene corporal (principalmente, nas genitálias);
• amizade: temos muita energia, principalmente sexual, por isso temos que ter boas amizades;
• praticar esporte: porque gera em nós o desgaste corporal que gera um sentimento de prazer e bem estar.