14/04/2012

I Encontro dos Profissionais do Reino - GPP Uberlândia

Por: Inez.

No dia 01/04, reunimos na Chácara dos IrmãoCavanis para viver um dia sonhado por Deus: profissionais buscando abastecerem-se da graça de Deus para, com suas profissões, espalharem na sociedade Seu amor, iniciando na terra o Reino dos Céus ao criarem a Civilização do Amor.

Acolhida

Começamos o dia sendo acolhidos pelos organizadores do evento, os servos do GPP de Uberlândia, com muita música, animação e oração inicial, na qual elevamos um grande louvor a Deus pelo seu chamado para vivermos as maravilhas desse dia.

Efusão do Espírito Santo

Palavra: Atos 2, 1-4, 37-41

Clamamos o batizo do Espírito Santo para que se manifestou como em Pentecostes, libertando-nos do cansaço, renovando nossas forças e nos mostrando o que o Senhor quer de nós enquanto profissionais.
Foi dada a palavra semente. O Senhor quer que cada um de nós sejamos semente, sendo que o nutriente principal para cuidar dessa semente é o Espírito Santo, assim ela crescerá e se transformará em uma linda árvore que produzirá muitos frutos.
Todos somos filhos Dele e como pai Ele cuida de todas as nossas necessidades e nesse domingo mais do que nunca podemos confiar Nele, pois Ele está cuidando de cada uma das nossas necessidades. Assim, podemos estar inteiramente presentes nesse encontro, pois Ele quer realizar maravilhas nesse Domingo de Ramos.

1ª Pregação: O GPP, no MUR e no Brasil (direcionamentos, vivências, experiências e curiosidades)

Pregadora: Rosiane – representante nacional do GPP

O MUR tem o sonho da construção da Civilização do Amor , ou seja, um sonho de amor para o mundo. Este também é o sonho dos Profissionais do Reino, visto que com o seu trabalho buscam atingir esse objetivo, levando o amor de Deus à sociedade.
Profissional é toda pessoa que exerce um ofício e não só quem passou pela universidade. Assim, não é necessário possuir curso superior para participar do grupo de partilha de profissionais.
Quando o trabalho está unido em oração consegue-se a santificação pessoal e a construção do Reino de Deus aqui na terra.
Profissional do Reino são homens e mulheres que exercem suas profissões e conduzem suas vidas, à luz do evangelho e movidos pelo Espírito Santo, buscando o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar. Ou seja, o Profissional do Reino conhece e vivencia a palavra de Deus, fazendo com que o evangelho de Deus seja vivo no trabalho. Ele concilia a fé e a razão, vive a verdade (não participar de corrupções) e ele possui um equilíbrio dado pelo Espírito Santo para exercer a sua profissão de acordo com a fé que professa.
O Profissional do Reino transforma a sociedade e trabalha a profissão em vários âmbitos da sociedade e da vida humana (criança, adolescente, jovens – orientação da vocação profissional -, universitário, aposentado).
Hoje, vê-se que é preciso focar nos profissionais que não só são pessoas que cursaram nível superior, mas que também não passaram pela faculdade, como técnico, pedreiro, gari, empregado doméstico, carteiro, secretário, muitos comerciantes etc.
Também é preciso fazer algo específico para os profissionais como o encontro que estamos realizando, para tratar da palavra de Deus em uma linguagem própria.
Existe uma unidade, a qual não é uniformidade, ou seja, o cada grupo de profissionais deve ter a espiritualidade de pentecostes, pois está inserido na Renovação Carismática, caminhando junto com a mesma. Porém, cada grupo de partilha tem características próprias que formam a sua identidade. Por isso, é importante não engessar como deve ser um grupo de partilha de profissionais, mas é preciso deixá-lo caminhar de acordo com a realidade da sociedade em que vive.
É importantíssimo usar a logo dos profissionais, para que todos a relacionem com um grupo de oração voltado para os profissionais.
Quanto a nossa história, o GPP surgiu em 1988 em Belo Horizonte e Vitória, como Grupo de Partilha e Perseverança, pois buscava a perseverança dos profissionais que passaram pelos GOUs nas Universidades. Mas ao longo do tempo essa ideia foi mudando, dada a necessidade de alcançar os profissionais que não eram formados, donas de casa e aposentados. Assim, hoje,GPP significa Grupo de Partilha dos Profissionais.
Atualmente existe cerca de 70 GPPs, a CNP – Comissão Nacional de Profissionais e o ENP – Encontro Nacional de Profissionais, o qual acontece de dois em dois anos.
Ante o exposto, conclui-se que GPP é um Grupo de Partilha de Profissionais católicos carismáticos, vocacionados a colocar sua profissão a serviço da sociedade e assim construir a Civilização do Amor.

Estrutura do GPP

Não há uma fórmula certa para os grupos de partilha de profissionais, mas normalmente encontram-se estruturados da seguinte maneira:

Reuniões:
- Oração;
- Formação;
- Partilha
Reuniões semanais
Núcleo: pode ser o próprio GPP/Equipes
Grupo pequeno (para que haja perseverança e identidade)
Amado da semana – durante uma semana

Espiritual: viver em todas as reuniões os pontos de um G.O.:
1.Acolhida/Entrega
2. Louvor
3.Pregação
4.Envio dos profissionais para a vivência da semana

Formação

Partilha: serve para edificar, exortar e consolar
Deve ser na primeira pessoa;
Deve haver sigilo com relação a partilha do irmão;
Deve-se ter gratidão;
Tempo de qualidade;
Não interromper a partilha do outro;
Boa da semana.

5 Pilares do GPP

1 – Comunidade acolhedora e fraterna: viver o amor, lugar de perdão, descobrir e integrar os talentos, parar para avaliar as reuniões e a vida comunitária, saber da sua história do seu GPP, crescer, objetivos claros, uma boa acolhida,perguntar como foi a reunião para alguns membros e novatos;
2 – Espiritualidade pentecostal: vida de oração pessoal e comunitária, preparo da oração, jejum, terço, adoração, confissão, eucaristia, intercessão, lectio divida, oração carismática e fervorosa, acolhida fraterna entre outros;
3 – Formação integral: espiritual, doutrinária e humana;
4 – Diálogo: o GPP deve buscar o diálogo com outros ministérios ou pastorais da igreja, buscando nesses locais os dons que faltam no grupo;
5 – Missão e ação na sociedade: O GPP não deve ficar fechado em si, mas deve ir a missão na sociedade, levando Cristo para os ambientes em que vivemos com as nossas vidas.

Ao final dessa pregação refletimos Romanos 12, 2 e seguimos para um momento de oração em que pedíamos ao Senhor a graça de sermos profissionais que levam e edificam o Seu nome na sociedade.

Partilha final

Em seguida, todos falaram seus nomes, profissão e partilharam sua busca para ser um Profissional do Reino, transformando as comunidades em que vivem, como seu local de trabalho.

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Passamos por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, agradecendo pelos dons que o Senhor nos deu e pela graça de sermos Profissionais do Reino.

2ª Pregação: O sonho da civilização do amor

Pregadora: Inez

Deus nos chama para transformar a sociedade como Profissionais do Reino buscando construir a Civilização do Amor. Essa é nossa missão.
Inez partilhou sua história no Ministério das Universidades Renovadas e seu chamado para ser Profissional do Reino de Deus.
E convida a todos que sentem esse chamado para fazerem parte do GPP e unidos construirmos a Civilização do Amor.

Partilha

Todos partilharam sobre o encontro que vivenciamos nesse domingo.

Encerramento

Finalizamos esse maravilhoso encontro com a Santa Missa de Domingo de Ramos realizada pelo Pe. Adriano do Seminário Irmãos Cavanis.

Clique na foto abaixo por ter acesso ao album













Mais fotos em: Facebook

01/04/2012

Somos a voz do Cristo Ressuscitado

Passar no vestibular, as pequenas vitórias durante o curso superior, a tão sonhada formatura são acontecimentos marcantes em nossas vidas e todos esses momentos têm significados profundos na vida do cristão. Afinal, para que mesmo que decidimos fazer uma faculdade? Muitas pessoas respondem a essa pergunta da seguinte maneira: “Quis fazer uma faculdade para ter o título, o diploma, o status perante a sociedade.” Ou então: “Porque acho que esse curso combina comigo, terei retorno financeiro...”, “porque eu gosto, apesar de saber que não terei muito retorno financeiro...” ou ainda “porque meus pais sempre sonharam isso pra mim.”


São muitas as respostas que ouvimos por aí. Porém, a nossa resposta, como cristãos é uma só: “Quero fazer uma faculdade porque preciso unir a minha fé à razão e assim ser luz para a sociedade.” O Senhor nos chama a ser a luz do mundo! É um chamado muito forte e provocativo. Não fazemos, portanto, nossa faculdade somente para nosso prazer ou porque é um sonho particular. Fazemos movidos pela certeza de que é sonho de Deus nos formar espiritualmente, afetivamente e intelectualmente para que sejamos cada vez mais reflexos do Seu Amor!


A cena de João Paulo II no fim de sua vida, quando não conseguia mais pronunciar uma só palavra, é sem dúvida, uma cena profética para nós cristãos, sobretudo para nós jovens. Precisamos ser a voz do Cristo ressuscitado!!! Precisamos ser profissionais do Reino de Deus! Mas como ser esse profissional? Para essa pergunta não há uma resposta única, uma receita pronta. O profissional do Reino se constitui de acordo com a realidade em que vive e com os desafios que sua profissão proporcionará. Quando aceitamos seguir Jesus e nos colocamos à Sua disposição, compreendemos que o dom de si não é perda, mas fecundidade, ganho. Mesmo que não percebamos, nossa vida doada é como a semente lançada no coração do outro, tornando melhor sua vida. A nossa missão é mostrar Jesus à humanidade!


Na missa de minha formatura, o celebrante dizia: “Vocês estão satisfeitos com o mundo como está hoje? Cheio de corrupção, violência, intolerância, desamor?” Essa pergunta ecoou em mim e a compartilho hoje com você, querido leitor. São Paulo ensina: “Não vos conformeis com este mundo.” (Rm 12,2). Se quisermos mudar o mundo precisamos de uma só medida: a medida do Amor. Estar na sociedade e ser amor em tudo o que fazemos, sobretudo no exercício profissional, onde majoritariamente lidamos com pessoas.


A sociedade do século XXI precisa de testemunhos que confiram sentido a sua vida desorientada. O mundo tem sede de Jesus e nós, como seus seguidores, precisamos ser de fato a voz do Cristo ressuscitado! O céu precisa começar na terra. Santa Elisabeth da Trindade exclamava: “Que alegria meus irmãos, céu na terra encontrei, o céu é Deus e na minh’alma Ele está!” Mas e se para sermos Profissionais do Reino tivermos que abrir mão do status, do poder, do dinheiro, da nossa própria vontade? Ser Profissional do Reino não é glória para nós nessa vida, e sim missão. Requer renúncia, desprendimento, serviço e amor. “Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12, 24). O Senhor sempre nos dará o necessário para vivermos. Não precisamos temer coisa alguma. Que possamos assumir de fato nossa vocação de cristãos: o Amor, a entrega e o serviço para que, de fato, as pessoas ao se relacionarem pessoal e profissionalmente conosco possam dizer como Maria Madalena: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18).

Termino essa reflexão com uma música que expressa, para mim, o desejo dos profissionais do Reino de Deus. Que seja essa a nossa oração!


Minha Oferta (Comunidade Doce Mãe de Deus)

“Um coração doado, ó Senhor e entregue, é minha oferta.
Deponho minhas mãos e o meu trabalho pra viver unicamente para Ti.
Tu és a causa da minha decisão. E sei que isto custará minha vida
Sou devedor do Amor!
Minha oferta é mais que as renúncias, é real!
Me derramo aos Teus pés!
Minha oferta é aceitar que tudo está em Tuas mãos
A verdade do meu coração.”

http://www.youtube.com/watch?v=1Ai5lCjoxNo