26/04/2010

Coordenador Nacional do MUR

um pouco do retiro para servos... preparação para o ENUR 2010, Brasília-DF




recado para os luquinhas de Uberlândia

22/04/2010

HORARIO DE GOU/GPP E MISSA

GOUs e GPP da Diocese de Uberlândia:

IMPORTANTE: TODA QUARTA TEM MISSA NO CAMPUS STA MONICA NO BLOCO 3D SALA 108 às 18H.

GOU Santo Inácio de Loyola (Umuarama- UFU)
Coordenadora: Bianca
Quarta, 12:20h, sala 4K 216
Contatos Coordenadora:bia_lamanes@yahoo.com.br

GOU Dominus (Santa Mônica -UFU)
Coordenadora: Murillo
Terça, 20:30h, praça do Bloco J
Contatos Coordenadora:carneiro.murillo@gmail.com


GOU Imaculado Coração de Maria (Uniminas)
Coordenadora: Rosângela
Segunda, 20:15h, em frente a biblioteca
Contatos Coordenadora: rosang.silva@hotmail.com


GOU Pastorinhos de Fátima (Uniube)
Coordenadora: Lidyane
Quarta, 20:00h, sala 205
Contatos Coordenadora: lidyane.diniz@hotmail.com


GOU Santa Mônica (Santa Mônica -UFU)
Coordenador: Rafael
Quarta, 12:00h, Bloco 3D202
Contatos Coordenador: rafa_super_pig@hotmail.com


GOU Asas (UniTri)
Coordenador: Karol
Quarta, 20:35h, UNITRI. Bloco C 131
Contatos Coordenador: karollmascarenhas@hotmail.com


GOU Lírio do Vale (FPU)
Coordenador: Rosana
Quarta, 20:40 hr., FPU
Contatos Coordenador: rosanapb89@hotmail.com


GPP
Coordenadora: Liliane
Quinta, 19:30h, Igreja Nossa Senhora do Caminho
Contatos Coordenadora: lillianecosta@yahoo.com.br

NOSSA AGENDA

MARÇO
27- Domingo
1ª reunião com todos os servos do REPIC Universitário às 14h na Sede.

Logo após, GOUzão às 15h na Sede da RCC

ABRIL
17- Domingo
2ª reunião com todos os servos do REPIC Universitário às 14h na Sede.

Logo após, GOUZÃO às 15h na Sede da RCC

MAIO
15- Domingo
3ª reunião com todos os servos do REPIC Universitário às 14h na Sede.

22- Domingo
Vigília em prol do XVII Repic Univeristário


JUNHO
12- Domingo
Pentecostes

16, 17 e 18- sexta, sábado e domingo
XVII Repic Universitário nos Vincentinos.

JULHO
21 A 24- Congresso estadual da RCC. Governador Valadares

22- Jubileu Diocesano no Sabiazinho

23- Corphus Christi

Núcleo de serviço



Coordenadora diocesana do MUR:
Angélica, graduanda em Engenharia Química pela UFU.
Participa do GOU Santa Mônica.


Membros do núcleo:

Mônica



Lívia

Sabrina
Danielle


Murillo
Leonardo



O QUE É MUR???

O que é o MUR?
Ministério Universidades Renovadas, um chamado de Deus para evangelização dos meios científicos.

1 - Quem somos?
Somos estudantes, professores e funcionários de diversas faculdades do Brasil que respondem, de uma maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a Evangelização nas Universidades. “A Igreja não pode esquecer que a sua ação se exerce na situação particular de cada Centro Universitário e que a sua presença na Universidade é um serviço prestado aos homens na sua dimensão pessoal e social.”


2 - De onde viemos?
Viemos da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC, oriunda da Universidade de Duquesne/USA. Detalhes dessa história podem ser lidos no livro “Como um Novo Pentecostes” de Patti Gallagher Mansfield. A escritora foi uma das estudantes que participou do encontro de fim de semana, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne/USA, evento que ficou conhecido como o marco do início da Renovação Carismática Católica no mundo. Costumamos dizer que este livro é de leitura "obrigatória" para todos que desejam conhecer mais sobre a RCC.

3 - Onde estamos?
Estamos em locais onde é transmitido o saber, mas também defendidas teses, muitas vezes, contrárias ao Reino. A universalidade do ambiente acadêmico proporciona descobertas nas mais diversas áreas do conhecimento que, à luz da verdade, podem servir para melhorar a dignidade da vida humana. Por outro lado, essas mesmas descobertas, aliadas a interesses diversos que ferem a ética e buscam o lucro sem medidas e limites, podem ocasionar efeitos contrários que aumentam as disparidades sociais. Como exemplo, podemos citar a duplicação de genes para fins benéficos ou a descoberta de produtos químicos que aceleram e melhoram a produção de alimentos mais saudáveis. Trata-se de conhecimento adquirido que pode, da mesma forma, ser utilizado para outros fins que não sejam os compatíveis com a proposta de Cristo e da Igreja. Como diz Santo Agostinho, a universidade compartilha a alegria de procurar a verdade, de descobri-la e de comunicá-la em todos os campos do conhecimento. É por causa do raciocínio com vigor, específico dos meios científicos, que a Universidade, ao longo de sua história, tem lançado lideranças políticas, econômicas, educacionais, empresariais e sociais no Brasil e do mundo. Portanto, um espaço onde se torna imprescindível o anúncio da Palavra de Deus, a fim de que as novas descobertas sejam usadas para o bem autêntico dos indivíduos e da sociedade humana e levem o homem a utilizar sua profissão a serviço da vida, à luz da fé.

4 - O que fazemos?
Fazemos, além das reuniões semanais de oração que são os GOUs, atividades como: calouradas cristãs (ecumênicas e ou católicas); retiros de aprofundamento (formação humana, afetividade e sexualidade, doutrina social da Igreja); experiências de oração para alunos e para professores; missões na Universidade e em comunidades carentes; grupos de partilha e perseverança para os profissionais (GPPs); encontros em nível diocesano, estadual, regional e nacional; acolhida aos vestibulandos e aos calouros; parcerias com outras secretarias e comunidades da RCC.

Texto retirado da Cartilha do MUR, "Universidades Renovadas - Um sonho de amor para o mundo", com algumas modificações, para se adequar à realidade de Uberlândia.

HISTORIA DO MUR DE UBERLANDIA

Em 1994, no 2º semestre, 3 jovens calouros começaram a se encontrar no Bloco B do Campus Santa Mônica para orar juntos e partilhar as curiosidades da vida acadêmica. A amizade entre eles, proveniente do grupo de oração de sua cidade, fortaleceu a base da pequena comunidade. Primeiro vieram os conhecidos, depois os curiosos que passavam pela porta da sala.

Alguns eventos começaram: a realização do 1º REPIC Universitário, uma galinhada num sítio em Araguari, jogos de vôlei e futebol, uma visita a uma cachoeira e uma canjinha musical do amigo Vinícius de Franca. Assim foi o primeiro ano do projeto em Uberlândia.

Nos anos seguintes o pessoal do projeto participou da SEARA (Encontro de Carnaval), onde entraram em contato com um novo sonho: As universidades sendo renovadas pela força do Espírito Santo. Assim, surgiu também grupos no Campus Umuarama e Unit (atual Unitri) e, desde então, os integrantes vem participando dos ENUCC's (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos) e de muitos outros eventos. O Projeto Universidades Renovadas cresceu e ganhou, força na cidade de Uberlândia, e desde que foi criado, só graças aconteceram.